Você está com sua vida alinhada, suas finanças organizadas, tudo fluindo como nunca, de uma hora para outra tudo mudo, vira de “cabeça pra baixo” e você se vê perdido, sem saída, sem saber o rumo a tomar.
Quando você se depara com um cenário desses, a primeira coisa que precisa ter em mente é manter a calma! Sei que não é fácil, mas tomar decisões no “calor da emoção” pode ser uma decisão SUICIDA, aquilo que parecia ser difícil de ser resolvido, torna-se ainda mais complicado.
Encarar a situação e saber enfrentar é muito melhor do que tentar fugir da realidade em que se encontra, por mais difícil que seja. Entrar em desespero, por exemplo, não ajuda em nada, muito pelo contrário.
Aqui vou listar algumas dicas que podem ser úteis e te ajudar a dar um início na organização financeira:
- Diminua os seus gastos -Comece a anotar tudo o que gasta, faça também uma lista dos seus gastos fixos e veja tudo o que pode diminuir no orçamento. Não tenha dúvidas que essa dica, embora pareça obvio, pode ser talvez, a mais importante para o recomeço da sua saúde financeira.
- Renegocie – Entrar em contato com seus credores e renegociar as dívidas ou até mesmo renegociar um valor de algo contratado, também irá lhe dar um folego à mais. Quando você renegocia, também poderá conseguir uma diminuição nos juros e correções, sem contar na credibilidade que esta passando, mostrando que esta interessado em resolver a situação.
- Não assuma novos gastos – Um grande erro que muitas pessoas cometem, é assumir novos compromissos sem ao menos terem sanado as dividas antigas. Não assuma novos gastos e compromissos, a não ser que seja algo inadiável, ao contrário, de prioridade em pagar o que está atrasado e organize suas finanças.
- Pense antes de gastar – Antes de comprar qualquer coisa, analise a real necessidade, se realmente precisa, se não pode esperar, se irá mudar algo na sua vida se não comprar, procure se questionar. Muitas vezes, compramos pelo simples hábito e não por necessidade.
- Aprenda a Poupar – Um outro erro grave é sair gastando tudo o que ganha, quando você não faz uma reserva, um simples imprevisto é o suficiente para te colocar em situação de endividado novamente. Reserve parte do que ganha, seja para ser investido em algo no futuro, ou mesmo para despesas imprevisíveis.
- Planejamento – Um grande segredo de pessoas bem sucedidas é ser organizado. Procure planejar os seus gastos, sejam eles para curto, médio ou longo prazo, assim como o grau da necessidade. Fazendo um planejamento e classificando a necessidade, poderá inclusive juntar o valor, pagar à vista e adquirir benefícios no ato da compra.
Se gostou desse conteúdo, você pode acompanhar meu vídeo sobre o tema no meu canal do YOUTUBE.
Até breve!
Quer saber como ganhar dinheiro na Internet?
Baixe agora o E-book 100% GRATUITO e receba no seu e-mail!
0 Comentários